INFOTOX - Consultores de Riscos Ambientais e Tecnológicos Lda.
                                  Your Chemical Regulatory Partner

12 de janeiro de 2021

Workshop INFOTOX: Impacto do BREXIT na indústria química 

Durante o ano 2020, o Reino Unido deixou formalmente a União Europeia. O Acordo de Comércio e Cooperação resultante entre o Reino Unido e a UE foi acordado a 24 de dezembro de 2020 e entrou em vigor a 1 de janeiro de 2021. Embora exista um acordo, o impacto na indústria química continua a ser significativo, tanto para as empresas do Reino Unido como para as da UE. 

A INFOTOX está a organizar um workshop de um dia com foco no impacto do BREXIT na indústria química. 


05 de janeiro de 2021

O sistema REACH-IT do Reino Unido já está ativo! 

No dia 1 de janeiro de 2021, o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Governo do Reino Unido (Defra) lançou o serviço “Comply with UK REACH-IT”, que permite que as empresas registem as substâncias químicas, fabricadas ou importadas para o mercado da Grã-Bretanha, acima de 1 tonelada/ano por entidade legal, conforme exigido pela legislação relativa ao REACH do Reino Unido (UK-REACH), que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2021. 

As empresas da UE que pretendam exportar substâncias/produtos para o mercado do Reino Unido, têm de se registar no UK-REACH para que os seus clientes sedeados no Reino Unido possam permanecer utilizadores a jusante. 

Apenas as empresas com sede no Reino Unido se podem registar no UK REACH. 


Contacte-nos se pretender que a INFOTOX UK seja o seu representante único no Reino Unido (UK OR).


15 de novembro de 2020

Preparar para o BREXIT 

O Reino Unido já saiu da UE. O período transitório termina 31 dezembro 2020. 

Os impactos regulamentares desta situação são significativos, especialmente em sectores fortemente regulamentados, tais como medicamentos, aviação e produtos químicos.

Dentro do sector químico, as empresas mais afetadas serão aquelas cujas atividades precisam de cumprir os seguintes regulamentos da UE: 

  • REACH - Regulamento 1907/2006 
  • CLP - Regulamento 1272/2008 
  • PIC - Regulamento 649/2012 
  • Substâncias ativas e produtos biocidas - Regulamento 528/2012 
  • Substâncias ativas e produtos fitofarmacêuticos - Regulamento 1107/2009 
  • Produtos Cosméticos - regulamento 1223/2009 
  • Detergentes - Regulamento 648/2004 

Deixe-nos ajudá-lo a manter os seus produtos nos mercados da UE e do Reino Unido


Contacte a INFOTOX se precisar de ajuda para assegurar que os seus produtos estão conformes .


15 de junho de 2020
Nota Informativa: Desinfetantes ilegais e ineficazes no mercado da UE

A pandemia COVID-19 levou os Estados-Membros a permitirem a aplicação de derrogações ao procedimento normal de autorização na produção de desinfetantes.

Com o intuito de aumentar e acelerar a produção de desinfetantes, muitas empresas que não tinham conhecimento do quadro jurídico deste tipo de produtos começaram a produzir e a colocar no mercado tais produtos.

Desde março de 2020, que a ECHA e a Comissão Europeia têm sido informadas sobre o aumento do número de desinfetantes para as mãos não conformes. As não conformidades incluem, falta de autorização/permissão necessária, falta de rotulagem de risco de acordo com o CLP, produtos desinfetantes não suficientemente eficazes contra vírus, etc.

As autoridades nacionais encontram-se a executar ações de inspeção com vista à proteção da saúde humana, que podem passar por multas ou retirada dos produtos do mercado.

Mais informações em: https://echa.europa.eu/pt/-/eu-member-states-report-illegal-and-ineffective-disinfectants


Contacte a INFOTOX se precisar de ajuda para assegurar que os seus desinfetantes estão conformes.


Grupo de Colaboração de Biocidas

Tem como objetivo ajudar as empresas (especialmente as PME’s) a cumprir com os requisitos do Regulamento de Produtos Biocidas de forma a assegurar a manutenção dos seus produtos no mercado Europeu. Para mais informações clique aqui.