INFOTOX - Consultores de Riscos Ambientais e Tecnológicos Lda.

Os nossos consultores permanentes


Elsa Casimiro (Diretora)

Cofundadora e atual Diretora da INFOTOX. Dadas as suas elevadas competências técnicas, de carácter entusiasta e inovador, possui uma vasta experiência em saúde ambiental e toxicologia regulamentar.

Na INFOTOX, é responsável por todos os projetos relacionados com o BPR (Regulamento de Produtos Biocidas e o Regulamento de Produtos Cosméticos. Nos últimos 10 anos tem colaborado em projetos de Avaliação da Segurança de produtos/ ativos biocidas e cosméticos para clientes da indústria e reguladores. Está também envolvida em projetos de  CLP, REACH e rotulagem ecológica. 

O seu envolvimento em projetos inovadores de investigação a nível europeu, é notório, como é o caso do projeto 2FUN (projeto de desenvolvimento de ferramentas de software para avaliação de risco para a saúde a partir de liberações ambientais) e, mais recentemente, o projeto CALEIDOS (visa o desenvolvimento de ferramentas para promover a utilização de métodos de ensaio que não envolvam animais no contexto regulamentar da UE). 

É atualmente uma toxicologista certificada e registada pela EUROTOX. Entre as suas qualificações académicas destaca-se: Doutoramento em Química Aplicada, Mestrado em Toxicologia Aplicada, Licenciatura em Bioquímica e Genética (Universidade de Surrey, Reino Unido.) também concluiu com êxito a prestigiada formação da UE (Vrije Uni. Brussel, Bélgica) de "Cosmetics Safety Assessment".

É membro das seguintes associações profissionais:

·         AP Tox – Associação Portuguesa de Toxicologia (Presidente)

·         ESTIV – Sociedade Europeia de Toxicologia In Vitro (Conselho Administrativo)

·         BTS - British Toxicology Society,

·         SCS - Society of Cosmetic Scientists (UK)

·         SPCC - Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas

·         ISCC – Indian Society of Cosmetic Chemists



Sara Carreira (Consultora especialista em Ambiente)

Possui o grau de Mestre em Engenharia do Ambiente obtido em 2011 e desde essa data tem estado envolvida em projetos de ecotoxicologia e avaliação de riscos.

Possui fortes conhecimentos em regulamentação de produtos químicos e ecotoxicologia e experiência em IUCLID e SPC editor.

Na INFOTOX, está envolvida em projetos CLP, REACH e BPR (Regulamento de Produtos Biocidas), especificamente nas áreas relacionadas com os efeitos e riscos ambientais. É utilizadora independente da ferramenta OECD QSAR Toolbox e da plataforma VEGA, estando totalmente familiarizada com os métodos QSAR para substituição de lacunas de informação em dossiers técnicos.

Colabora em projetos Europeus de investigação, entre eles o Projeto CALEIDOS que visa o desenvolvimento de ferramentas para promover o uso de métodos de teste sem o uso de animais, no âmbito do contexto Europeu de regulamentação. 




Tel: +351 210 167 042                               www.infotox.pt                             Email: general @ infotox.pt